Planejando a implementação para SAP S/4 HANA? Existem várias opções de abordagem para apoiar de forma eficiente esta iniciativa. A escolha dependerá de fatores críticos e específicos de cada organização particular, como o uso atual do SAP pela sua empresa, o tamanho e o estado dos seus dados e as necessidades futuras de negócios.
Neste artigo, vamos falar sobre as três abordagens principais para a implementação do SAP S/4HANA: a abordagem greenfield, a brownfield, ou uma combinação de ambas.
A escolha da abordagem técnica será determinada pelos objetivos do seu negócio!
Se os objetivos da sua organização estão mais relacionados como aproveitamento máximo da inovação, reformulando processos de negócios e adotando soluções em nuvem, como o SAP Ariba, a melhor opção para a sua companhia pode ser uma nova implementação.
No entanto, se a sua companhia está utilizando uma única instância do SAP ECC, deseja manter seus dados existentes e adotar uma abordagem big bang, a conversão de sistema pode ser a melhor alternativa.
Já se sua empresa possui múltiplas instâncias do SAP ECC e outras soluções SAP conectadas, talvez seja necessário usar uma combinação dessas abordagens em um programa faseado.
Confira abaixo as principais características de cada uma destas abordagens:
Abordagem Greenfield:
- Envolve iniciar do zero e realizar uma reengenharia completa dos processos e fluxos de trabalho da organização no SAP, renunciando a qualquer personalização feita anteriormente no SAP ECC;
- Essa abordagem permite pré-definir objetos de transformação, resultando em menor custo total de propriedade e mais rapidez no retorno sobre o investimento.
Principal Benefício: A criação de algo totalmente novo oferece flexibilidade para padronização e simplificação durante o processo de migração.
Maiores Desafios:
- Transferir todos os dados para um novo sistema leva tempo e envolve riscos.
- É necessário recriar processos de negócios críticos que rodavam no SAP ECC.
Abordagem Brownfield:
- Focada na atualização de uma implementação SAP existente, ao invés de transformá-la;
- Permite migrar os fluxos de trabalho e sistemas existentes para a versão mais recente do SAP S/4HANA;
- Facilita reavaliar os processos existentes e migrar aqueles que funcionam bem.
Principal Benefício: Migrar processos existentes reduz o cronograma do projeto e as interrupções nos negócios, além de permitir que a maioria das interfaces com fornecedores e parceiros seja mantida.
Maiores Desafios:
- Perde-se a oportunidade de recriar e otimizar processos críticos.
- Implementações Brownfield só podem ocorrer on-premises devido à complexidade de portar personalizações e fluxos de trabalho existentes, impossibilitando aproveitar os benefícios da nuvem.
A abordagem híbrida combina os benefícios das duas anteriores. Ela oferece flexibilidade para redesenhar processos críticos enquanto mantém o que funciona bem. Isso mitiga riscos e garante um equilíbrio entre inovação e continuidade operacional. Porém, a abordagem híbrida frequentemente requer suporte adicional de terceiros para sua implementação bem-sucedida.
Vamos conversar sobre a abordagem mais adequada ao seu cenário atual e aos seus objetivos de transformação digital? Entre em contato com um especialista da INOVAGE!