São Paulo
(11) 5093-5086

Campinas
(19) 3500-8418

Goiânia
(62) 3602-0605

Curitiba
(41) 3500-8970

Jaraguá do Sul
(41) 3500-8970

Florianópolis
(48) 3036-1506

SAP Business One: A solução SAP de gestão empresarial para Indústria Farmacêutica

As exigências dos órgãos reguladores são extremamente rígidas quando se trata de indústria farmacêutica, o que exige um maior controle dos procedimentos fabris para garantir a qualidade, devido à necessidade de redução de riscos à saúde dos consumidores. O cumprimento dessas normas exige muito esforço que pode ser simplificado com a utilização de um sistema de gestão empresarial inteligente que influencie positivamente em todas as áreas, integrando os processos e que forneça dados em tempo real.

O SAP Business One é uma solução ERP (Enterprise Resource Planning”ou sistema de gestão integrado) que aplica as normas de boas práticas de fabricação (BPF) e as regulamentações, tais como as RDC’s 17 e 33 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em uma base única e íntegra. O resultado é o acesso a insights valiosos, que contribuem para uma tomada de decisão mais assertiva contribuindo para o sucesso das indústrias farmacêuticas.

Benefícios da solução SAP para Indústria Farmacêutica

O ERP (Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão integrado) para indústria farmacêutica é um importante aliado para otimizar a gestão e a integração de processos tanto de fabricantes quanto de distribuidores do segmento.  Listamos abaixo alguns benefícios da solução SAP para o setor:

1. Rastreabilidade

A capacidade de rastrear o histórico de determinado produto, seja ele uma matéria prima, um semiacabado ou um produto acabado, se torna fundamental e obrigatório quando falamos de medicamentos ou produtos da indústria farmacêutica que tem uma influência direta na saúde do consumidor.

Caso surja algum problema com determinado lote de produção ou com lote de matéria prima utilizada, por exemplo, que possa afetar a saúde pública, é possível realizar o ‘recall’ de todo o lote contaminado com a solução SAP.

2. Mudanças e Tendências na Tecnologia

À medida que as novas tecnologias e inovações se tornam realidade, as empresas devem se manter atualizadas em seus processos para acompanhar esse desenvolvimento. As indústrias farmacêuticas, principalmente, exigem que se tenham um sistema ERP mais flexível para lidar com os avanços à medida que forem surgindo.

3. Conformidade com Agências Governamentais

Todos que estão na cadeia de fabricação e distribuição de produtos farmacêuticos são impactados por normas regulamentares.  A falta de adequação às diferentes normas do setor pode comprometer desde a saúde financeira do negócio até a confiabilidade da marca, resultando em multas e penalidades.

Com a solução SAP para indústria farmacêutica é possível não só gerenciar apropriadamente as exigências, como cumprir com todas as entregas fiscais e contábeis, emitindo documentos de forma automática e confiável. Ao fazer isso, se reduz o risco de qualquer recall de produto ou problemas de conformidade do cliente.

4. Automação de Processos

No coração do ERP está a automação.  A solução SAP ajuda as empresas a se manterem competitivas nos setores mais exigentes, como é o caso da indústria farmacêutica, tornando os processos mais simples e permitindo que os funcionários tenham mais tempo para se concentrar em outras tarefas urgentes.

5. Redução de custos

A solução SAP ERP integra as informações de diferentes departamentos da indústria farmacêutica, dessa forma, o gestor acompanha melhor o dinheiro disponível em caixa e identifica as medidas necessárias para diminuir custos sem afetar a produtividade e controlar o estoque.

6. Software Integrado

Fabricantes e distribuidores de produtos farmacêuticos precisam de mais do que um sistema ERP de alta qualidade para manter a produtividade em um ambiente competitivo – eles também precisam de uma infinidade de recursos integrados, desde software de gerenciamento de relacionamento com clientes até previsão de faturamento e controle de estoque.

7. Controle de Produção

A integração e automação de ponta a ponta da indústria farmacêutica otimiza a produtividade tanto dos equipamentos como de toda a equipe. A solução SAP monitora e analisa as informações relevantes para a produção em tempo real, incluindo previsões e pedidos de venda, capacidade produtiva da máquina, fórmulas e especificações, entre outros fatores.

A solução permite uma visão ampla de todo o processo e ajuda o gestor a acompanhar as atividades e entregas de forma prática e ágil, além de identificar futuros problemas, minimizando prejuízos, falhas e retrabalhos.

8. Qualidade e confiabilidade

Nesse quesito, a solução SAP desempenha um papel decisivo nas indústrias farmacêuticas, com módulos completos para a Inspeção de Qualidade e Metrologia Industrial!

9. Decisões mais assertivas

Uma gestão inteligente reflete automaticamente no aumento da produtividade e  lucratividade para indústrias farmacêuticas. A solução SAP oferece todas as informações necessárias para as tomadas de decisão, sempre em tempo real e de forma precisa, eliminando incertezas, incoerências e falhas humanas, além de viabilizar o estabelecimento ágil de medidas preventivas e corretivas.

10. Utilização excessiva de papéis

Na indústria farmacêutica é necessário que documentos físicos sejam armazenados por um período como prova e garantia de que todos os processos estão sendo respeitados e seguidos conforme as normas vigentes. Nesse caso, todos esses documentos podem ser armazenados direto no sistema com nossa solução SAP Business One.

11. Gestão de pessoas

A solução SAP permite que os profissionais dediquem suas horas de trabalho ao desempenho de atividades que gerem mais valor para a indústria farmacêutica, como a definição de estratégias de vendas, marketing e contratação de pessoas.

12. Auxílio às tomadas de decisão

O gestor acompanha os KPIs (Key Performance Indicators), analisa e identifica as principais causas dos problemas, e adota medidas para solucioná-los com mais rapidez e eficiência.

indústria farmacêutica

 

Indústria farmacêutica

Solução SAP: Descubra como resolver os três grandes desafios do mercado 

Erros de fabricação

Com a solução SAP você reduzirá os erros de fabricação nas indústrias farmacêuticas e, consequentemente, o esforço manual de retrabalho que permitirá apresentar menores custos de fabricação, por exemplo.

Agilidade de resposta para oscilações do mercado

A solução SAP permitirá que você reaja às oscilações do setor com muito mais agilidade. Imagina produzir com rapidez novos produtos com base nas últimas tendências de consumo, entrar na indústria farmacêutica com base em análises preditivas e antecipar o prazo de venda.

Integração da cadeia de suprimentos

Sim, a solução SAP Business One, implementado pela INOVAGE, permite integrar toda a cadeia de suprimentos. Com isso, você irá obter redução nos dias de inventário de estoque e, automaticamente, nos custos de logística da sua indústria farmacêutica.

Inovage: Solução SAP ERP para Indústria Farmacêutica

Se você chegou até aqui, significa que se identificou com alguns dos pontos acima, correto?

Para a indústria farmacêutica você precisa de um ERP que ajude a melhorar performances e a potencializar a sua empresa. Dessa forma a Inovage, consultoria especializada na solução SAP Business One, mais conhecida com integradora de negócios no formato 4.0, está pronta para ajudá-lo a entender qual a melhor solução para a sua indústria por meio de consultoria, desenvolvimento e suporte, presencial e remoto.

Gosta de conteúdos como esse da solução SAP para indústrias farmacêuticas? Então acompanhe todas as novidades no nosso blog e nas redes sociais da Inovage: InstagramFacebookLinkedIn.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website