São Paulo
(11) 5093-5086

Campinas
(19) 3500-8418

Goiânia
(62) 3602-0605

Curitiba
(41) 3500-8970

Jaraguá do Sul
(41) 3500-8970

Florianópolis
(48) 3036-1506

7 vantagens de um sistema ERP para a indústria

A sua indústria está sem organização para realizar os trabalhos diários, dificuldade em manter uma rotina nos processos e a sua equipe leva mais tempo do que o ideal para desempenhar as funções e apresentar resultados?

Essas são algumas das principais queixas do mercado de manufatura e sabemos que, para manter uma rotina nos processos, é fundamental que o fluxo de trabalho saia conforme o planejado e sem surpresas.

A automatização do chão de fábrica, por exemplo, permite uma administração integrada de todas as atividades da empresa, com uma visão completa dos setores em um único sistema. Já imaginou monitorar em tempo real tudo o que está acontecendo na sua fábrica? Acompanhar as ordens de produção, máquinas que estão em funcionamento ou paradas, a produtividade dos seus colaboradores etc. 

Então acompanhe até o final e descubra as principais vantagens do ERP para sua indústria. Entenda o que é e o porquê implantar esse sistema.

O que é um sistema ERP?

O sistema ERP (sistema de gestão integrada) é um conjunto de softwares unificados que gerencia os processos da organização como um todo – focado no planejamento dos recursos e ainda abrange diversas áreas como: operacional, vendas, recursos humanos, financeiro, planejamento, marketing, jurídico, contabilidade, atendimento ao cliente e muito mais.

Dessa forma, é possível tornar a indústria mais inteligente e organizada por meio de um sistema de gestão que permite que seus gestores tomem decisões mais assertivas. 

Vantagens do ERP

Conheça as 7 principais vantagens de implantar um sistema ERP em sua empresa:

1. REDUÇÃO DE CUSTOS

Uma das principais vantagens do ERP é a melhora no fluxo de tarefas e garantia de correta execução das ordens de produção, por exemplo, evitando o desperdício de matérias-primas e/ou outros materiais, além de diminuir o investimento com mão de obra, falhas, erros e retrabalhos.

2. AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

Com a automatização das operações rotineiras e organização dos processos cada colaborador e cada gestor sabe exatamente o fluxo que precisa seguir para atingir os melhores resultados em menos tempo, elevando a produtividade da equipe.

3. REDUÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE

O sistema ERP atende todas as necessidades da empresa estabelecendo um padrão dos processos de todos os setores com a função de integrar e uniformizar todas as atividades. Dessa forma, o trabalho em equipe é reduzido de maneira drástica, uma vez que grande parte das operações passam a ser automatizadas, excluindo processos manuais e muitas vezes resultam em erros ou falhas humanas.

4. AGILIDADE NOS PRAZOS DE ENTREGA

A melhoria e o aumento da produtividade impactam diretamente na redução do prazo de entrega de produtos e serviços. Isso também está relacionado a um controle maior do estoque, o que evita que a produção de determinado produto fique parada por falta de matéria-prima.

Nesse sentido quem sai ganhando é o cliente, que tem o produto que necessita em menos tempo e a própria empresa, que passa a ter melhor reputação e vantagem competitiva perante o mercado. Ou seja, o cliente também se beneficia das vantagens do ERP.

5. GERENCIAMENTO DE ESTOQUE

O controle de estoque facilita todo o processo de fabricação de produtos, permite ao gestor calcular o giro de mercadorias, aperfeiçoamento do processo de compras, diminuindo erros e desperdícios. Como o ERP integra as informações de diversos departamentos, é possível estimar o estoque necessário para determinado período, reduzindo a necessidade de manter muitos produtos em estoque e gastos desnecessários.

Por meio de análises estatísticas e de padrões, um ERP inteligente consegue fazer previsões de negócio como próximas vendas, saída e entrada de produto no estoque, faturamento, entre outros. Esse recurso também traz a possibilidade de fazer compras planejadas e de adotar estratégias de compras e vendas.

6. PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE

Todas as vantagens do ERP elencadas acima resultam em melhoria e aumento de produtividade. Dessa maneira eliminando erros de processo e retrabalhos é possível um crescimento estratégico, gerando aumento de competitividade e vantagem no mercado diante dos concorrentes. Isso é possível devido aos processos que já estão seguros, padronizados e sincronizados.

7. PROTEÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÕES

A adoção do sistema de gestão ERP garante mais segurança nos dados, já que a integração de informações evita extravios e fraudes. Assim com o sistema, há um controle rigoroso de acesso ao ambiente de dados, de modo que somente as pessoas portadoras das credenciais podem acessar e fazer alterações.

Caso o ERP utilizado também adote o cloudcomputing, ou computação em nuvem, os dados ficam ainda mais seguros por estarem criptografados, por meio de protocolos específicos de codificação.

Como podemos te ajudar?

Para isso a Inovage, especializada em manufatura, com mais de 20 anos de experiência em soluções de gestão empresarial, apresenta opções de ERP inteligente para automatizar e reunir todos os dados da organização em um único sistema, como um planejador dos recursos corporativos. Além disso uma Consultoria especializada no ERP SAP Business One, a Inovage implementa o sistema de acordo com o ramo e particularidades do negócio.

SAP Business One

O SAP Business One é uma solução de gestão de negócios completa projetada para pequenas e médias empresas, fácil de implementar e que possui as ferramentas necessárias para oferecer uma experiência personalizada. Como solução de ERP, visa automatizar as principais funções de negócios em finanças, operações, recursos humanos, entre outros. Promove o crescimento da empresa, aumenta a rentabilidade e automatiza os processos.

O sistema simplifica os principais processos, dando uma visão mais abrangente dos negócios com informações em tempo real, estimulando o crescimento lucrativo. Dentre os benefícios do ERP SAP Business One estão:

  • Instalação local ou em nuvem;
  • Business intelligence integrado;
  • Integração com a plataforma SAP HANA; 
  • Rápida implementação.

Por fim essas foram as 7 principais vantagens do ERP. Quer saber mais? Então Siga a Inovage nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website